domingo, 12 de outubro de 2008

Bilhete Único

Há quatro anos a população de São Paulo tem sido tratada não como a sustentação da sociedade mas, sim, como a responsável pelo mau uso do dinheiro público. Um exemplo claro disso é a recente atitude do senhor prefeito Kassab de proibir a validação do Bilhete Único nas catracas dos coletivos. Entre os prejuízos que essa arbitrariedade causa à população, cito o aumento das filas nas catracas dos ônibus o que, por sua vez, aumenta o tempo de embarque e atrasa todo o sistema, contribuindo para o aumento dos monstruosos congestionamentos em São Paulo. Outra situação pouco notada, ou propositadamente desconsiderada pela imprensa paulistana, é o conseqüente aumento das despesas no orçamento familiar ao obrigar o trabalhador a pagar sem descontos o próximo ônibus/trem/metrô.

Mas, sem dúvida, o grande desconforto e desrespeito ao indivíduo é a transferência de um caso de policia para o dia-a-dia do usuário. Afinal, pense um pouco: se há um problema de fraude que desvia dinheiro público, não é o caso de determinar que a policia e o judiciário de São Paulo cuidem do assunto? Na forma atual da solução encontrada pelo senhor prefeito Kassab, o bandido passa a ser o cobrador e o usuário diário do transporte público.

De novo eu pergunto: por que "eu" tenho de resolver um problema quando elegi um governo para fazê-lo? Por que "eu" tenho de perder um direito adquirido sob a administração da prefeita Marta Suplicy, para compensar a falta de capacidade da administração atual de trazer a solução ao problema sem prejudicar ainda mais o meu bolso?

Paulistano, por favor, pense e reflita sobre o que realmente queremos para o futuro de São Paulo.

Mario J. Silva

Nenhum comentário: